25 de novembro de 2010

Maquina de lavar que não utiliza água?

Cada dia que passa, os produtos ecologicamente corretos vêm tomando um grande espaço nas prateleiras das grandes e pequenas lojas.
Os alvos agora são as maquinas de lavar, considerado por muitos uns dos maiores violões do meio ambiente.
Foi pensando nisto que a XEROS, empresa inglesa do ramo de eletro, a três anos esta testando um protótipo que logo estará nas lojas – A Maquina de Lavar que utiliza 10% de água em relação as outras – um avanço na tecnologia moderna.
O segredo desta máquina está na utilização de um material que atrai a sujeira: pastilhas de náilon.
O atrativo deste modo de lavagem é que gasta pouca água, portanto reduz o consumo deste recurso natural tão importante, e também as próprias pastilhas de náilon, que podem ser utilizadas durante 500 lavagens – e mesmo depois deste tempo, elas não são jogadas fora: voltam para a empresa para passar por processo de reciclagem.



Veja como Funciona a Máquina de Lavar:
- A máquina possui os mesmos compartimentos que uma máquina de lavar comum: o compartimento de sabão em pó, e o compartimento por onde a água passa. Mais além desses, possui o compartimento onde ficam armazenados 20 quilos das pastilhas que realizarão a limpeza.
*Para cada 5 quilos de roupas lavadas, são necessários 20 quilos de pastilhas.
- Para limpar, a máquina dissolve a sujeira da roupa com a espuma produzida pela água e pelo sabão. Depois, a pastilha entra em ação, “absorvendo” essa sujeira. As pastilhas atraem a sujeira, que grudam e não soltam mais.
- Para que a pastilha entre em ação e depois volte para seu compartimento, é utilizado um sistema de tambor: dois tambores ficam girando um dentro do outro.
O primeiro tambor a girar é o de fora, que faz com que as pastilhas sejam empurradas para dentro (o tambor de dentro é furado).
Depois da lavagem, é hora das pastilhas serem postas novamente em seus lugares: isso é feito com a rotação do tambor de dentro, que acaba expulsando as pastilhas pelo movimento de rotação do tambor.



Tambor
- Depois que as pastilhas usadas vão para o recipiente correto, elas são bombeadas até o recipiente original, onde estarão prontas para ser utilizadas em novas lavagens, durante mais 499 ciclos!
- Para reabastecer a máquina após o término desse período, é só comprar novas pastilhas de náilon. Elas serão vendidas no formato de cartuchos.
Uma coisa interessante é a responsabilidade ambiental da empresa: as pastilhas sujas serão recolhidas pela empresa, que ficará responsável por reciclar as pastilhas, diminuindo ainda mais o impacto ambiental causado pela máquina.
Esta máquina de lavar é uma alternativa limpa para o problema do abastecimento de água. As pastilhas renováveis causarão pouco impacto ao meio ambiente, e o consumidor pode diminuir ainda mais a agressão ao meio ambiente utilizando sabões em pó biodegradáveis.


Mas se mesmo com todas as vantagens da máquina você tem medo de como suas roupas vão ficar, o fabricante garante que testes mostraram que o novo processo de lavagem não mostra nenhuma diferença em relação com as máquinas comuns. “Testes feitos com seda, roupas bordadas e outros itens delicados mostraram que a lavagem não tem efeitos impróprios”, afirma Tim Maxwell, presidente da GreenEarth Cleaning, empresa que fará a distribuição da máquina de lavar.
Diferente das máquinas de abertura superior que fazem muito barulho e estão cada vez mais ultrapassadas, as da LG de abertura frontal garantem conforto  praticidade, com praticamente nenhum ruido.

2 comentários:

Lucia disse...

Incrivel técologia, a praticidade para se lavar roupas com ela deve ser incrivel, essa abertura frontal da um visual muito lindo nelas!

Renata disse...

A tecnologia de limpeza nessas máquinas são incriveis mesmo, ainda mais essas que também tem a secagem, as roupas ficam impecáveis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2009 Cidade ArteS