17 de novembro de 2009

02 a 06/12 Espetáculo de Felipe de Moraes “Notas da Superfície” em temporada no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Temporada: De 05 de Novembro a 20 de Dezembro de 2009, quarta a domingo.

Resultado de um processo de formação proposto pelo Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council e coordenado pela jornalista e dramaturga Marici Salomão, o espetáculo Notas da Superfície, de Felipe de Moraes e direção de Marcia Abujamra, estreia no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso dia 5 de novembro.



Com direção de Marcia Abujamra, o texto conta a história de Oscar, um funcionário público de meia-idade que decide ir até o velório de um velho amigo de juventude. Ali ele inicia sua jornada pela superfície, uma viagem ao exterior de si mesmo, afinal de contas, nada pode ser mais superficial que a própria morte.

Montada pelos jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça tem o “muro” como elemento definidor da encenação. Segundo a diretora, a personagem central é um homem incapaz de se envolver com qualquer aspecto da sua vida – família, trabalho ou política. Sua insignificância pessoal é sua angústia e também sua desculpa para continuar “em cima do muro” olhando a vida passar e sem jamais tomar posição alguma. “E a vida, de fato, escorrega por seus dedos e passa diante de seus olhos, às vezes acordando antigas paixões ou simplesmente levando-o para sua morte”, revela.

Sobre o autor
O paulista Felipe de Moraes, de 29 anos de idade, é formado em História (2008) pela Universidade de São Paulo (USP). Ele roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens: Um Filme de Cinema (Petrobras/2002) – selecionado para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo; e A Manhã após o Dilúvio – coletivo Antônio das Mortes (2007). Participou, ainda, como escritor do projeto S hops, realizado pelo British Council.

Sobre a diretora
Marcia Abujamra foi bolsista da Fundação VITAE e do CNPq quando fez o Mestrado no Department of Performance Studies/NYU-New York University com a tese JoAnne Akalaitis’ Cymbeline. Ela foi diretora, entre 1991 e 1995, do Teatro Sergio Cardoso e da Divisão das Casas de Espetáculos da Secretaria de Estado da Cultura. De 1995 a 1997 foi cordenadora dos teatros de bairro da Secretaria Municipal de Cultura.

Em seu currículo conta com a direção de mais de 20 espetáculos, com destaque para o infantil A Bruxinha Atrapalhada (2009), Looking for Headless (2008), performance da dupla sueca Goldin+Senneby para a 28ª Bienal Internacional de São Paulo; O Dia Mais Feliz da sua Vida (SESI/2002), de Dionísio Neto e que integrou a Mostra de Dramaturgia Contemporânea; Van Gogh (1993/2003), vencedor do Prêmios Shell e Apetesp de melhor ator e melhor iluminação; Pequena Ópera sobre o Vôo (1999) – texto de Marcia Abujamra a partir de O Vôo sobre o Oceano (Bertolt Brecht) -, espetáculo infantil vencedor do Prêmio Coca-Cola no Teatro e do Prêmio Panamco na categoria iluminação; e O Corpo Estrangeiro (1986), adaptação de Patricia Melo e Marcia Abujamra.

No momento, também está preparando O Fazedor de Teatro, peça de Thomas Bernhard, com estreia prevista para maio de 2010.

Duração: 75 minutos

Fonte

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright 2009 Cidade ArteS