BRASÍLIA - Depois de nove anos sem colocar os pés no Brasil, os Guns N' Roses parecem ter começado com o pé direito a turnê brasileira para apresentar o CD "Chinese democracy". Mais de 13 mil pessoas lotaram o estádio Nilson Nelson, em Brasília, na noite de domingo, e vibraram ao som da banda liderada por Axl Rose durante duas horas e meia. Mesmos os mais céticos se surpreenderam com a apresentação. Alguns saudosistas que dançaram embalados pelo grupo nas décadas de 80 e 90 não esconderam as lágrimas do final do show.
O disco "Chinese Democracy" levou nada menos que 13 anos para ficar pronto e chegou a bater o 3º lugar do Top 200 da Billboard. Mas o ponto alto do show foram os grandes clássicos da banda dos anos 90. "Sweet child o'mine" e "Knocking on Heaven's door", com solo da guitarra de DJ Ashba e "November rain", com Axl Rose ao piano levaram o público ao delírio. Às 2h40, quando se achava que o show tinha acabado, a banda voltou ao palco para o bis. Longe do clima de fim de festa, "Paradise city" teve direito a efeitos especiais pirotécnicos e um conjunto de bombas que explodiam aos gritos dos fãs.
Da formação original, restam apenas Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed. No show deste domingo, Axl aproveitou para apresentar o mais novo componente do grupo, o guitarrista e compositor Dj Ashba, que foi recebido pela banda em março do ano passado. Ashba co-produziu o premiado disco do Mötley Crüe, "Saints of Los Angeles (2007)". O grupo ainda conta com Tommy Stinson (baixo), Bumblefoot (guitarra), Chris Pitman (teclados e baixo), Richard Fortus (guitarra e violão) e Frank Ferrer (bateria).
No Brasil, a banda ainda se apresenta em Belo Horizonte nesta quarta-feira (no Mineirinho), em São Paulo no dia 13 (no Parque Antártica), no Rio de Janeiro no dia 14 (na Praça da Apoteose) e em Porto Alegre no dia 16 (no Gigantinho).
O show de Brasília foi aberto pelo ex-vocalista da banda Skid Row, Sebastian Bach, que cantou por um hora e ainda arriscou longas frases em português perfeito, mas indisfarçável sotaque: "Nós estamos felizes de tocar na capital do Brasil", "Hoje Brasília é capital do rock n'roll" e "Vocês estão preparados para Guns N'Roses?". Bach é amigo pessoal de Axl Rose e tem aberto os shows da banda desde 2005. Ele segue a turnê pelo Brasil. Mesmo após ter deixado o Skid Row em 1996, Sebastian Bach continuou compondo. Seu último disco, "Angel Down", foi lançado em 2007 e tem Axl Rose em três faixas (Back in the Saddle, (Love is) A Bitchslap e Stuck Inside).
No início da noite, às 20h30, a banda brasiliense Khallice, do vocalista Alírio Neto, também deu uma palha. O público chegou cedo ao estádio. Às 13h, a fila de fãs já era longa. Os portões deveriam abrir às 17 horas, mas houve um atraso de um hora. Embora o show tenha começado no horário previsto, a entrada dos Guns N' Roses acabou demorando bem mais do que os próprios organizadores imaginavam. A primeira música, "Chinese democracy" começou a ser tocada às 00h20.
Os Guns N'Roses venderam em todo o mundo 100 milhões de discos, dos quais 43 milhões nos Estados Unidos. O álbum de estréia "Appetite for destruction" vendeu mais de 28 milhões de cópias, lançado a bandano hall da fama. A primeira apresentação no Brasil foi em 1991. A segunda só aconteceu dez anos depois, durante o Rock in Rio 3.
A turnê de "Chinese Democracy" teve início em Taiwan. Passou pela Coréia do Sul e pelo Japão.O show realizado na cidade de Osaka foi histórico, com quase três horas e meia de duração. No final do ano passado, a banda ainda esteve no Canadá.
1 comentários:
Dia 12 em sampa falta dois dias num vejo a ahora de ir ...
GunS 4 ever!
Postar um comentário